Agência Panafricana de Notícias

Líbia prestes a realizar eleições municipais

Tripoli, Líbia (PANA) - As eleições municipais do Grupo II de 2025, composto por 51 municípios, realizar-se-ão a 16 de agosto corrente, soube a PANA de fonte oficial.

Num comunicado publicado esta segunda-feira, o Conselho da Alta Comissão Eleitoral Nacional Líbia (HNEC, sigla em inglês) apelou aos candidatos ao sistema de listas e aos individuais para acelerarem a operação de designação e inscrição dos seus representantes em conformidade com os procedimentos previstos.

Também lhes aconselhou a cessarem qualquer forma de campanha eleitoral a partir da sexta-feira próxima, , aou seja, 15 de agosto corrente, designado “dia do silêncio eleitoral.”

A HNEC advertiu de qualquer ação no dia do escrutínio, que possa ser qualificada de propaganda eleitoral.

Acrescentou que o conselho da instituição não hesitará em aplicar as disposições da lei contra os contravenientes a estes regulamentos e procedimentos executivos. 

A HNEC explicou que a marcação da data do escrutínio surgiu após a conclusão das principais etapas das eleições municipais (Grupo II - 2025), que compreende 23 decisões do seu Conselho, no tocante à implementação das diferentes etapas sucessivas da operação eleitoral, o que, a seu ver, demonstra a amplitude dos esforços envidados para atingir objetivo deste processo, apesar das dificuldades encontradas.

O objetivo da Comissão e do seu Conselho continua o de aplicar leis que lhes foram confiadas, portanto não buscam nenhum outra meta, lê-se na nota.

Avisou que qualquer tentativa de lhe entravar ou lhe dissuadir de cumprir os seus deveres e responsabilidades vai de encontro com a estabilidade do país, sejam quais forem os seus justificativos.

A escolha desta data surge igualmente após a conclusão das operações logísticas ligadas à preparação dos postos de voto em 51 municipalidades e ao fim das formações dos funcionários das comissões eleitorais.

Sábado próximo, 16 de agosto corrente, o processo eleitoral entrará na sua fase final, indica o comunicado, acrescentando que "isto incida a Comissão Eleitoral a solicitar a cooperação e o apoio acrescidos de diversos organismos públicos, nomeadamente os serviços de segurança, encarregues de assegurar os postos de voto e o ambiente seguro para que os eleitores possam votar e escolher pessoas que achem aptas para dirigir os seus Conselhos Municipais e representá-los junto de diferentes autoridades do Estado.

O Conselho da HNEC apelou igualmente às organizações que já finalizaram os seus processos de registo e acreditação para controlar o processo eleitoral, respeitando as regras que norteiam o mesmo, dando prova de neutralidade,

São ainda chamadas a abster-se de qualquer ingerência na competição que decorre fora das urnas, de acordo com o texto,

A HNEC sublinhou que os “observadores refletem a integridade e imparcialidade da operação eleitoral.”

Saudou finalmente todos os que contribuíram para os seus esforços a fim de chegar a esse dia tão almejado, que reflete o desejo dos líbios e das líbias de construírem um futuro de prosperidade e paz.

A segunda fase das eleições decorrerá em 63 municipalidades, dos quais 41 na região do oeste, 13 na região do leste e nove no sul, segundo o programa da HNEC.

Por sua vez, a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) expressou, ultimamente a sua profunda preocupação devido à suspensão da operação eleitoral em 11 municípios líbios no quadro da segunda fase das eleições municipais na Líbia.

-0- PANA BY/JSG/DD 04agosto2025