Agência Panafricana de Notícias

Líbia e TPI continuam contactos sobre equipa detida

Tripoli, Líbia (PANA) – Os contactos entre as autoridades líbias e o Tribunal Penal Internacional (TPI) sobre a detenção da delegação do TPI por alegado atentado contra a segurança do país consubstanciado numa suposta troca de documentos com Seif Al-Islam Kadafi prosseguem, anunciou o porta-voz do Governo líbio, Nasser Al-Mana.

Em conferência de imprensa realizada quarta-feira à noite, em Tripoli, Al-Mana precisou que as reuniões continuam entre responsáveis do TPI e as autoridades líbias, sublinhando que a Líbia respeitará todos os procedimentos e as leis internacionais.

Ele anunciou que uma outra delegação do TPI é esperada nos próximos dias na Líbia. “Nós fazemos parte do mundo, e existem leis que regem as relações entre os Estados e as organizações”, disse o porta-voz do Governo líbio, afirmando que a Líbia respeitará os procedimentos.

O procurador-geral líbio ordenou a detenção preventiva por 45 dias da advogada Melinda Taylor e da tradutora libanesa que a acompanha, enquanto se aguarda por um inquérito sobre as acusações de crimes contra a segurança do país por ter alegadamente transmitido documentos a Seif Al-Islam Kadafi.

No termo duma visita segunda-feira à Líbia, o ministro australiano dos Negócios Estrangeiros, Bob Carr, anunciou que as autoridades líbias estão prontas para libertar a equipa do TPI se a juirisdição internacional apresentar desculpas.

-0- PANA BY/TBM/SOC/FK/IZ 21junho2012