Agência Panafricana de Notícias

Lançada nova operação militar de proteção de civis no leste da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Uma nova fase da operação militar, designada Rudia Umbrella, acaba de ser lançada no nordeste da República Democrática do Congo (RDC) pela Força da Missão da ONU para a Estabilização do Congo (MONUSCO) para a proteção dos civis durante as festas de fim de ano de 2010, indicou o porta-voz militar desta força, o tenente coronel Amadou Gaye.

Citado num comunicado entregue quinta-feira à PANA, o tenente-coronel Gaye disse que esta decisão tomada no quadro das medidas militares execionais,concerne igualmente ao estabelecimento das novas bases operacionais conjuntas com as Forças Armadas da RDC (FARDC), nesta parte do país, a fim de prevenir ataques rebeldes contra as populações, particularmente nas aldeias mais vulneráveis da zona.

A Força da MONUSCO mobiliza-se para escoltar as populações aos mercados e aos campos para repelir ameaças eventuais dos assaltantes., lê-se no texto.

A fase precedente da operação Rudia Umbrella foi levada a cabo de 2 a 18 de Dezembro de 2010, nesta parte do território congolês, e consistiu no aumento do nível de vigilância, no desdobramento preventivo das tropas em certas zonas nevralgicas e na intensificação das patrulhas para dissuadir os rebeldes ugandeses.

Durante as festas de Natal e de fim de ano, os rebeldes ugandeses do Exército de Libertação do Senhor ( LRA) e outros grupos armados atacam as populações civis nesta parcela da RDC, nomeadamente nas principais zonas de grandes atividades, tais mercados e campos.

-0- PANA LAPESS/SSB/IBA/CJB/DD 23Dez2010