Agência Panafricana de Notícias

Kofi Annan diz-se chocado com ataque contra centro comercial no Quénia

Accra, Gana (PANA) - O ex-Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, exprimiu-se segunda-feira "chocado e horrorizado" pelo ataque contra um centro comercial em Nairobi, a capital queniana, que causou 69 mortos e 175 feridos.

Num comunicado, o diplomata ganense disse estar "chocado e horrorizado pelo ataque brutal contra pessoas inocentes no centro comercial Westgate, em Nairobi, neste fim de semana".

"Gostaria de exprimir as minhas profundas condolências aos que perderam familiares, amigos e entes queridos nesta tragédia e simpatia às pessoas feridas e afetadas pelos eventos", indicou Kofi Annan.

O ex-Secretário-Geral da ONU afirmou que nos últimos três dias o Quénia e o mundo testemunharam "a cobardia e a crueldade do terrorismo, que deve ser condenado nos termos mais fortes possíveis".

Disse que nenhuma causa deve justificar a morte deliberada de civis inocentes, adiantando que os que cometeram este crime terrível devem ser julgados o mais rápido possível.

Segundo o ministro queniano do Interior, Joseph Ole Lenku, as forças de segurança quenianas mataram segunda-feira dois dos assaltantes e tomaram o controlo do centro comercial.

O ataque contra o centro comercial Westgate foi reivindicado pelo grupo terrorista somalí Al-Shabaab.

-0- PANA MA/VAO/TON 23Set2013