Agência Panafricana de Notícias

Jornalista acusado de traição liberto no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – O jornalista Jean-Claude Kavumbagu foi liberto segunda-feira à noite no termo de 10 meses de detenção por « traição » na cadeia central de Bujumbura, soube a PANA junto do seu advogado.

Segundo este último, Gabriel Sinarinzi, o seu cliente deve pagar apenas uma multa de 100 mil francos burundeses (cerca de 80 dólares americanos), ao passo que o Ministério Público pediu a prisão perpétua contra ele.

Jean-Claude Kavumbagu foi julgado por um artigo que duvidava das capacidades de reação das Forças de Defesa e Segurança burundesas se os insurretos islamitas somalis atacarem o Burundi para o punir pela sua presença militar em Mogadíscio (Somália).

O Uganda, igualmente presente militarmente na Somália, foi recentemente vítima dum duplo ataque terrorista do grupo Al Shabaab em Kampala, a capital do país.

O jornalista, que está na sua quinta detenção por « delito de imprensa », ainda beneficiou dum vasto impulso de solidariedade dos defensores dos direitos humanos, tanto no interior como no exterior do país.

-0- PANA FB/JSG/FK/IZ 17maio2011