Agência Panafricana de Notícias

Jornal nigeriano elege fundador de Wikileaks "Homem do Ano 2010"

Lagos, Nigéria (PANA) – O fundador do site Wikileaks, o Australiano Julian Assange, foi eleito « Homem do Ano 2010 » por um dos principais jornais nigerianos, o  «The Guardian».

A publicação em série por Wikileaks de notas diplomáticas secretas dos Estados Unidos (comunicação entre as Embaixadas norte-americanas e o Departamento de Estado) abalou o mundo e obrigou os diplomatas norte-americanos a tomar medidas para limitar os danos.

« Os governantes sabem agora que na era da informação comandada pela tecnologia, as suas opiniões e decisões podem, mais cedo ou mais tarde, vir à tona », escreveu terça-feira o chefe de redação e diretor-geral do The Guardian, Eluem Emeka Izeze.

O jornalista afirmou que Julian Assange parece também ter redifinido a palavra « segredo » e desvendou o mundo obscuro das burocracias ao público para análise crítica.

A Nigéria não foi poupada pela fuga de informações, tendo o Presidente Goodluck Jonathan sido considerado de muito inexperiente politicamente numa nota diplomática entre a Embaixada dos Estados Unidos em Abuja e Washington, o que se tornou num instrumento de campanha para o seu opositor com vista às eleições primárias no Partido Popular Democrático (PDP) este mês para as presidenciais de 2011.

-0- PANA SEG/TON 4Jan2011