Agência Panafricana de Notícias

Islamitas infligem 50 chibatadas a três jovens por uso de droga no norte do Mali

Bamako, Mali (PANA) - Os islamitas do Movimento para a Unidade e Jihad na África Ocidental (MUJAO) infligiram domingo 50 chibatadas a três jovens da cidade de Ansongo, a cerca de 100 quilómetros de Gao, no norte do Mali, noticiou segunda-feira a Agência Maliana de Notícias (AMAP).

Os três jovens, que teriam reconhecido terem trazido droga a bordo do seu veículo entre Gao e Ansongo, teriam sido muito espancados pelos islamitas, de acordo com a fonte.

Feridos nas costas, eles foram posteriormente conduzidos a um centro de saúde de Ansongo para receber tratamentos.

A punição decorreu num largo público diante duma multidão numerosa, indignada pelas práticas que ela qualificou de "desumanas" por parte dos islamitas que ocupam o norte do -Mali há mais de cinco meses e que estão determinados a instaurar a Charia (Lei Islâmica) em toda esta região maliana.

Há cerca de duas semanas, um suposto ladrão de gado na comuna de Tihamma, na mesma região, foi amputado da sua mão direita no mesmo local em Ansongo, tendo sido submetido a cuidados médicos no mesmo posto de saúde.

Para o consolar, os seus carrascos ofereceram-lhe uma moto, de acordo com a fonte.

Os islamitas do MUJAO, os do movimento islamistas AN Sardine e de Al-Qaida no Magrebe Islâmico (AQMI) aplicam, há pouco, a Charia em três regiões por eles ocupadas no norte do Mali, designadamente Tombouctou, Gao e Kidal, chibateando e amputando as vítimas das suas mãos ou lapidando-as à morte.

-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 27agosto2012