Agência Panafricana de Notícias

Governo paralelo dissuadido de tratar com Conselho Presidencial instalado em Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) – O primeiro-ministro do Governo de Salvação Nacional (paralelo), não reconhecido pela comunidade internacional, Khalifa Al-Ghoueil, dissuadiu quarta-feira as instituições do Estado em Tripoli de trabalhar com o Conselho Presidencial recém-instalado na capital.

Numa carta aos membros do seu Executivo, Al-Ghoueil exortou os chefes e responsáveis das instituições públicas a continuarem a exercer as suas funções em conformidade com as disposições da legislação em vigor.

Preveniu que aqueles que insistirem em tratar com o Conselho Presidencial do Governo de Reconciliação Nacional se exporão a "problemas jurídicos".

Porém, um comunicado atribuído aos membros do mesmo Governo paralelo de Tripoli e divulgado terça-feira última anunciava o fim da sua missão enquanto autoridade executiva cessante.

Com efeito, o Governo de Salvação Nacional anunciou no mesmo comunicado a sua decisão de ceder o poder ao Conselho Presidencial do Governo de União Nacional instalado na capital do país.

« Informamos-lhes da cessação do nosso trabalho enquanto autoridade executiva », lia-se no comunicado da ewuipa liderada por Khalifa Al-Ghoueil, que decidiu renunciar ao poder para "evitar a efusão de sangue e a divisão do país".

-0- PANA BY/IS/MAR/DD 07abril2016