Agência Panafricana de Notícias

Governo maliano saúda acordo preliminar com movimento rebelde

Bamako, Mali (PANA) - O Governo maliano manifestou a sua satisfação pela assinatura, terça-feira passada, em Ouagadougou (Burkina Faso), do Acordo Preliminar às eleições presidenciais de 28 de julho próximo e às negociações inclusivas de paz no Mali, indica um comunicado oficial.

O documento refere que a assinatura deste acordo marca uma etapa importante no processo de restabelecimento da integridade territorial do Mali e cria as condições favoráveis à organização das eleições presidenciais em todo o território nacional, incluindo Kidal.

O Governo maliano assinou este acordo com o Movimento Nacional de Libertação do Azawad (MNLA) e o Alto Conselho para a Unidade do Azawad (HCUA), uma dissidência do MNLA, sob a égide de Blaise Compaoré, Presidente do Burkina Faso e medianeiro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na crise maliana.

O acordo prevê a cessação imediata das hostilidades, o acantonamento e o desarmamento dos grupos armados e o desdobramento da administração, dos serviços básicos e das forças de defesa e segurança malianas na região de Kidal.

Este desdobramento compreende a criação das primeiras unidades das forças de defesa e segurança.

O Conselho de Ministros aproveitou esta ocasião para agradecer aos países e às organizações que facilitaram o processo de diálogo que desembocou neste acordo, indica o comunicado.

-0- PANA GT/AAS/MAR/IZ 20junho2013