Agência Panafricana de Notícias

Governo cria força especial para proteção de instituições no Mali

Bamako, Mali (PANA)- O Governo maliano decidiu instaurar um corpo de elite independente de mil e 200 elementos encarregados de assegurar a proteção das instituições da República, anunciou um comunicado do Ministério da Comunicação.

A criação desta força especial responde a um "desejo legítimo" exprimido pelos dirigentes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da qual o Mali é um dos 15 Estados-membros, indica o comunicado.

Esta força especial, sob a autoridade direta do primeiro-ministro, estará encarregada de garantir a segurança do chefe de Estado, do primeiro-ministro, do presidente da Assembleia Nacional e dos presidentes das outras instituções da República, precisa o comunicado.

O Mali solicitou os países amigos para aperfeiçoar a formação deste corpo de elite e reforçar o seu equipamento material e logístico e teria recebido promessas, segundo o comunicado.

Desde março passado o Mali faz face a uma crise política, na sequência dum golpe de Estado militar e da ocupação do Norte do país pela rebelião tuaregue e pelos islamitas do grupo Ansar Dine, apoiados pela Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI).

-0– PANA GT/JSG/MAR/TON 10julho2012