Agência Panafricana de Notícias

Governo concede $ 1,3 milhão de apoio a organismo eleitoral na Serra Leoa

Freetown, Serra Leoa (PANA) - A Comissão Eleitoral Nacional (NEC) da Serra Leoa anunciou ter recebido um milhão e 300 mil dólares americanos do Governo serraleonês como apoio orçamental para as próximas eleições gerais.

A comissária Miatta French declarou, quinta-feira, à imprensa que este apoio vem no quadro do défice que o Governo deve ao corpo eleitoral para a primeira metade do ano.

No início deste mês, o secretário executivo da NEC, William Davies, declarou à PANA que o Governo devia dois milhões e 600 mil dólares americanos para o primeiro semestre do ano.

Nos termos de um acordo existente entre a NEC e o Governo, explicou, este último deve alocar à Comissão Eleitoral um total de nove milhões e 600 mil dólares americanos na primeira fase do ano. "Recebemos só um pouco mais de sete milhões de dólares americanos durante os nove últimos meses', precisou Davies.

Este último pagamento significa que o Governo deve ainda pagar um milhão e 300 mil dólares americanos à Comissão Eleitoral para a primeira metade do ano.

Miatta French, membro da Comissão Ocidental, declarou por seu turno que, apesar dos desafios, a NEC está no bom caminho para prosseguir as suas atividades eleitorais.

"O primeiro lote de cartões de identidade acaba de chegar e já divulgamos um aviso de contratação de pessoal para a distribuição", afirmou.

As próximas eleições gerais na Serra Leoa terão lugar a 7 de março de 2018.

-0- PANA MJN/VAO/MTA/BEH/MAR/IZ 27out2017