Agência Panafricana de Notícias

Governo angolano adverte facilitadores de emigração ilegal em Angola

Dakar- Senegal (PANA) -- O vice-ministro angolano do Interior encarregue das Migrações, Eduardo Martins, chamou a atenção dos seus compatriotas suspeitos de terem facilitado a entrada e a estada de emigrantes ilegais em Angola, soube a PANA terça-feira em Dakar.
Numa entrevista exclusiva à Agência Angola Press (ANGOP), Martins afirmou constar, várias vezes, a assistência à emigração ilegal praticada pelos cidadãos nacionais e estrangeiros.
Os cidadãos angolanos que facilitam este fenómeno no país merecem ser punidos, sublinhou o governante angolano quando falava à margem dum encontro dos ministros e governadores de províncias de Angola que partilham fronteiras com a República Democrática do Congo (RDC).
Ele citou as províncias angolanas de Cabinda (extremo litoral norte), de Cunene (Sul) e de Zaïre (litoral norte) onde, de forma sistemática, cidadãos nacionais e estrangeiros são julgados por agasalhar emigrantes ilegais no país.
Mais de dois mil cidadãos, essencialmente da RD Congo, foram expulsos, nestes últimos seis meses, da província de Zaïre, pelos Serviços da Migração e Estrangeiros (SME), indicou na semana passada o governador local, Pedro Sebastião.