Agência Panafricana de Notícias

Governantes auropeus planificam operação de intervenção no Mali

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Um Conselho conjunto de ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da União Europeia (UE) terá lugar a 19 de novembro próximo, em Bruxelas, para planificar a intervenção militar visando expulsar os grupos islamitas e os rebeldes tuaregues que controlam há mais de seis meses o norte do Mali.

Segundo um comunicado da UE a que a PANA teve acesso quarta-feira, o conselho ministerial conjunto estará aberto a peritos militares da União Africana (UA), da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e das Nações Unidas.

O principal ponto inscrito na agenda da reunião de 19 de novembro próximo incide sobre o estudo dos meios a serem criados para uma força militar credível que possa combater os ocupantes do norte do Mali.

Todavia, a reunião deverá igualmente analisar o processo político que deve levar à instauração no Mali de um Governo legítimo e à adoção de um roteiro conducente à organização das eleições neste país da África Ocidental.

Os participantes vão examinar, por outro lado, o processo de negociação com os grupos armados do norte que desejam integrar o Governo de União Nacional.

-0- PANA AK/JSG/IBA/CJB/IZ 31out2012