Agência Panafricana de Notícias

Governador do Banco Central ida Nigéria fala de obstáculos ao financiamento de infraestruturas no país

Lagos, Nigéria (PANA) – O governador do Banco Central da Nigéria (CBN), Sanusi Lamido, declarou ter identificado principais obstáculos ao financiamento das infraestruturas no seu país e em África incluindo a indisponibilidade de fundos a longo prazo, o ambiente económico difícil, a ausência de estrutura para a partilha dos riscos e de facilidade de refinanciamento para reforçar a liquidez dos bancos.

" Écom o objetivo de inverter a tendência negativa e colocar a Nigéria na via do desenvolvimento através duma plataforma de financiamento das infraestruturas que esta conferência foi organizada ", declarou Lamido em Abuja esta semana durante uma conferência sobre o financiamento das infraestruturas organizada pelo Banco Central da Nigéria.

A conferência agrupou representantes dos setores financeiro e bancário, parceiros ao desenvolvimento, o governo e o setor privado.

Sublinhando a relação simbiótica entre as infraestrutuas e o desenvolvimento económico, o governador deplorou a ausência de sinergias entre estes dois fatores devido ao mau desempenho das empresas públicas, a enormes disparidades de financiamentos, à ausência duma cultura da manutenção, ao reforço inadequado das capacidades dos atores visados e das mudanças de políticas pelos Governos.

Ele indicou que uma parte das medidas tomadas pelo CBN para resolver os problemas identificados consiste em encorajar os bancos comerciais a emprestarem ao setor real e a aprovar igualmente diretivas prudentes emendadas na concessão de créditos bem como as regras e regulamentos na margem de empréstimos.

Lamido indicou que a estrutura bancária universal dá lugar, a nível nacional, a bancos especializados que envolvidos no financiamento das infraestrutruas.

Por seu turno, o ministro nigeriano das Finanças, Olusegun Aganga, saudou os esforços e iniciativas do Banco Central para resolver o défice das infraestruturas.

Ele afirmou que o Governo continua a criar um ambiente favorável aos investidores estrangeiros no domínio do desenvolvimento das infraestruturas.

"O Governo está consciente do papel das infraestruturas no desenvolvimento económico do país. Esforços concertados estão a ser empreendidos para travarr a sua degradação", declarou Aganga.

"As fontes governamentais não chegam para financiar o desenvolvimento das infraestruturas. Por isso, estamos a estudar as opções de parceria publico-privado e de BOT (Build-Operate-Transfert) - Construir-Trabalhar-Transferir- , acrescentou.

-0- PANA SB/SEG/FJG/AAS/IBA/MAR/DD 08Dez2010