Agência Panafricana de Notícias

Goligação PCQVP lamenta suspensão da Mauritânia do processo da ITIE

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Goligação "Publiquem o que Pagam" (PCQVP), seção mauritana, lamenta a suspensão do país da Iniciativa de Transparência das Indústrias Extrativas (ITIE), decisão tomada pelo Conselho de Administração desta organização a 27 de fevereiro último em Oslo (Noruegua).

Numa declaração divulgada sexta-feira, a coligação mauritana PCQVP considera que «esta suspensão devida ao atraso na publicação dos relatórios 2010 e 2011, um dos princípios fundamentais de transparência na gestão das indústrias extrativas, é largamente evitável».

Ela exorta «todas as partes envolvidas a redrobrarem de esforços para produzir rapidamente os relatórios atrasados antes da próxima reunião do conselho de administração da ITIE» prevista para maio de 2013 em Sidney (Austrália) e para dar à Mauritânia a possibilidade de implementar as novas normas da ITIE, que permitem alargar o perímetro de investigações através duma desagregação da informação por companhia e por projeto».

A Mauritânia produz vários metais preciosos, nomeadamente o ferro, o ouro, e mesmo o petróleo desde 2006.

A produção das indústrias extrativas faz constantemente o objeto duma controvérsia relativa à ausência de transparência que leva à má governação e à corrupção nos países em desenvolvimento.

-0- PANA SAS/AAS/CJB/DD 09mar2013