Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia celebra Dia Mundial da Malária

Banjul, Gâmbia (PANA) – O Dia Mundial da Malária foi comemorado segunda-feira na Gâmbia sob a égide do Ministério gambiano da Saúde e Família, com a colaboração de parceiros locais e internacionais, constatou-se no local.

Na Gâmbia, 2011 marca o quarto aniversário da celebração deste efeméride durante o qual o Programa Nacional de Luta contra a Malária (NMCP) e outros parceiros coordenaram todas atividades alusivas este dia no âmbito da luta contra esta doença mortal.

No mesmo contexto, uma cerimónia foi organizada na aldeia de Essau, no Distrito de Niumu, em North Bank Region (NBR), a cerca de 40 quilómetros de Banjul, a capital do país.

O evento reuniu diversos atores da iniciativa Fazer Recuar a Malária (RBM), nomeadamente alunos, agentes de segurança, responsáveis das Nações Unidas, grupos culturais e os médias.

Falando nesta ocasião, o diretor regional interino dos serviços de Saúde da NBR, Ivan Coker, recordou que a celebração do Dia Mundial da malária foi decidida pela Organização Mundial da Saúde em maio de 2007 durante a sua 60ª sessão, para dar aos países localizados nas regiões afetadas a oportunidade de, por um lado, aprenderem melhores práticas e, por outro, solidarizar-se no combate a esta patologia.

Segundo ele, este dia oferece também aos parceiros internacionais a oportunidade de fazer o balanço e intensificar os seus esforços em relação a um dos maiores desafios em matéria de saúde no mundo.

Coker estimou que '"é muito importante reduzir o impacto da malária para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em 2015".

O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Gâmbia, Thomas Sukuwa, por sua vez ressaltou que 2011 marca o fim da década da iniciativa Fazer Recuar a Malária (RBM).

Ele sublinhou que a Gâmbia registou resultados significativos na luta contra a malária, graças a um grande compromisso político e ao apoio do Governo à campanha contra este flagelo.

Intervindo igualmente nessa ocasião, o secretário permanente do Ministério gambiano da Saúde e Família, Saikou Omar Touray, pediu aos médias para envidar esforços a fim de intensificar a sensibilização às campanhas de mobilização.

-0- PANA MSS/SEG/NFB/TBM/IBA/CJB/DD 26abril2011