Agência Panafricana de Notícias

França preocupada com reforços djihadistas no norte do Mali

Paris, França (PANA) – O porta-voz do Quai d’Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros), Philippe Lalliot, considerou a chegada de reforços integrados por centenas de djihadistas para ajudar os islamitas que ocupam o norte do Mali como "uma preocupação suplementar".

"Se a informação relativa à chegada de uma centena de djihadistas às suas fileiras for confirmada, será uma fonte de preocupação suplementar", disse Philippe Lalliot durante um briefing com a imprensa quarta-feira.

Um responsável do Movimento para a Unidade e o Djihad na África Ocidental (MUJAO) e testemunhas indicaram no fim de semana que centenas de djihadistas provenientes do Sudão e do Sara Ocidental chegaram ao norte do Mali.

O objetivo desses reforços é combater na perspetiva do envio para a região de uma força estrangeira para ajudar os soldados malianos a recuperar o norte ocupado pelos islamitas.

Há cerca de sete meses, recorde-se, o norte do Mali foi tomado por rebeldes tuaregues e islamitas de Ansar Dine e do Movimento para a Unidade e o Djihad na África Ocidental (MUJAO), dois grupos filiados à Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI).

-0- PANA BM/TBM/IBA/CJB/IZ 24out2012