Agência Panafricana de Notícias

França pede ação africana concertada contra rebelião ugandesa

Paris, França (PANA) – França convidou quinta-feira os países africanos afetados pelos ataques do Exécito de Resistência do Senhor (LRA) a reforçar a sua coordenação no quadro da União Africana (UA), para lutar mais eficazmente contra este movimento rebelde ugandês.

Segundo o porta-voz do Ministério francês dos Négocios Estrangeiros, Bernard Valero,
França participa ao lado da UA, dos Estados Unidos e das Nações Unidas na reflexão sobre os meios de melhorar a luta contra o LRA liderado por Joseph Kony.

Lembrou que, em novembro de 2010, o seu país apoiou consideravelmente o desdobramento de 300 militares centro-africanos no leste do seu país ameaçado pelo LRA, nomeadamente na preparação operacional, no abastecimento de combustível para veículos e para o transporte aéreo bem como em equipamentos individuais e materiais de transmissão.

Depois de operar durante muito tempo no Uganda, os rebeldes do LRA atuam hoje também na República Centro-Africana, na República Democrática do Congo (RDC), no Sudão e no Sudão do Sul.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) lançou, em 2005, um mandado de captura internacional contra Joseph Kony acusado de crimes de guerra, de crimes contra a humanidade e de raptos de crianças.

-0- PANA SEI/SSB/DIM/IZ 13out2011