Agência Panafricana de Notícias

Forças armadas mauritanas em estado de alerta no leste do país

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – As unidades das Forças Armadas mauritanas posicionadas na província de Hodh-oriental (mais de mil quilómetros a sudeste de Nouachott, fronteiriça com o Mali) estariam em estado de alerta máximo desde domingo à noite.

A informação foi relatada pela agência privada « Nouakchott Info » (ANI) que indica que várias dezenas de soldados se juntaram com urgência aos postos de comando dos diferentes quartéis do Exército na cidade de Nema, capital da província, com o sinal das sirenes.

Seria a mesma situação do lado das forças posicionadas na base da pequena cidade de Bassiknou, mais a sul, em direção ao Mali, que, segundo um comunicado do Exército mauritano divulgado no fim de semana pasado, foi objeto « duma tentativa de ataque terrorista ».

No entanto, nenhuma indicação foi dada sobre os motivos deste novo alerta contra o terrorismo nos arredores da fronteira entre a Mauritânia e o Mali.

Desde que a zona fronteiriça registou, nestes últimos dias, uma série de violentos confrontos entre unidades mauritanas e presumíveis terroristas membros da nebulosa Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), ela é estritamente controlada por patrulhas mistas dos Exércitos mauritano e maliano.

-0- PANA SAS/SSB/FK/IZ 11julho2011