Agência Panafricana de Notícias

Ex-ministro da Saúde detido por desvio de fundos no Mali

Bamako, Mali (PANA) – O ex-ministro maliano da Saúde, Oumar Ibrahim Touré, foi inculpado e colocado sob controlo judicial pelo desvio de fundos destinados à luta contra a malária, a tuerculose e a SIDA, anunciou um comunicado divulgado quinta-feira em Bamako pelo Tribunal Supremo.

O escândalo eclodiu em outubro de 2009, na sequência duma missão de inquérito do Fundo Mundial das Nações Unidas encarregado da luta contra a malária, a tuberculose e a SIDA que revelou importantes desvios de dinheiro.

O diário privado maliano « l'Indépendant » avalia o dano em cerca de dois biliões de francos CFA (cerca de quatro milhões de dólares americanos).

Desde julho último, várias pessoas foram detidas no quadro deste caso, das quais o antigo secretário-geral e o diretor administrativo e financeiro do Ministério da Saúde.

Oumar Ibrahim Touré integrou o Governo maliano de outubro de 2002 a dezembro de 2010 como vice-ministro para a Segurança Alimentar, ministro da Pecuária e Pesca e ministro da Saúde.

Vice-Presidente da União Para a República e Democracia (URD, maioria presidencial), ele era visto como principal adversário de Soumaïla Cissé na escolha do candidato deste partido para as eleições presidenciais de abril de 2012.

-0- PANA GT/JSG/FK/TON 3junho2011