Agência Panafricana de Notícias

Ex-Presidente tanzaniano nomeado alto representante da UA para Corno de África

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O ex-Presidente da Tanzânia, Jalaya Kikwete, foi nomeado alto representante para o Corno de África e o Mar Vermelho, soube a PANA de fonte oficial.

Nomeado pelo presidente da Comissão da União Africana (CUA), Mahmoud Ali Youssouf, Kikwete apoiará os esforços da União Africana para entender a complexidade da situação política, da paz e segurança na região, indicou a UA num comunicado publicado quarta-feira.

O seu mandato compreenderá a promoção da diplomacia preventiva, a facilitação de um diálogo político inclusivo, o reforço da confiança entre as partes em conflito e o desenvolvimento dos mecanismos de cooperação regional com vista a instaurar uma paz e uma estabilidade duradouras.

O alto representante da UA trabalhará em estreita coordenação com os parceiros regionais e internacionais em causa, nomeadamente a Autoridade Intergovernamenta para o Desenvolvimento (IGAD), a Comunidade da África do Leste (EAC, sigla em inglês), a Liga dos Estados Árabes e as Nações Unidas, a fim de garantir a coerência, a complementaridade e eficácia dos esforços coletivos a fim de promover a paz, estabilidade e segurança.

A nota sublinha que esta coordenação é particularmente crucial, tendo em conta a importância estratégica do Corno de África e do Mar Vermelho para o comércio internacional e a estabilidade geral do continente africano.

“O presidente (da CUA) exprime a sua plena confiança no facto de  que a experiência, a liderança e sabedoria da Sua Excelência o Presidente Kikwete contribuirão de maneira significativa para apoiar os países da região, assim como os mecanismos regionais e internacionais pertinentes, na resolução dos desafios atuais e na promoção de  uma paz e duma prosperidade duradoiras", lê-se no comunicado.

-0- PANA MA/NFB/JSG/DD 26março2026