Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos oferecem medicamentos antipalúdicos ao Mali

Bamako- Mali (PANA) -- O Governo norte-americano doou no fim de semana ao Mali medicamentos antipalúdicos no valor de 665 milhões de francos CFA (mais de um milhão de dólares americanos), soube a PANA segunda-feira de fonte oficial.
A doação dos Estados Unidos inscreve-se no quadro da Iniciativa do Presidente norte-americano consagrada à luta contra a malária nos países em desenvolvimento.
Esta iniciativa prioriza o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento dos doentes e apoia o Programa Nacional de Luta contra o Paludismo (PNLP) do Mali com materiais e equipamentos.
O Governo norte-americano já colocou à disposição do Mali nestes últimos dois anos cerca de 15 biliões de francos CFA (mais de 31 milhões de dólares americanos) para a luta contra o paludismo.
Apesar dos esforços envidados para lutar contra a malária, cada ano um milhão 500 mil pessoas são infetadas por esta doença no Mali, revela-se.
Os medicamentos que foram oferecidos ao Mali serão distribuídos nos diferentes Centros de Saúde Comunitária (CSCOM), nos Centros de Saúde de Referência (CSREF) e em vários outros estabelecimentos hospitalares.
O Mali beneficia da iniciativa PMI desde 2008.