Washington, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos comprometem-se a trabalhar com o Governo de Transição do Sudão do Sul, com uma sociedade civil livre e aberta e parceiros regionais e internacionais para se criar uma via conducente ao futuro democrático do país, declarou no fim de semana o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.
Numa mensagem sobre o 11.º aniversário da independência do Sudão do Sul, Blinken disse que os Estados Unidos estão com o povo sul-sudanês e que apoiam os seus esforços "para construir uma paz duradoura e criar uma sociedade marcada pela dignidade, oportunidades e prosperidade.
"Continuamos a exortar os líderes do Sudão do Sul a realizarem as aspirações do seu povo e tomarem medidas concretas a fim de criar um serviço de segurança unificado que respeite os direitos humanos, e estabelecerem uma gestão económica responsável e transparente, de que resultem instituições fortes e democráticas, bem como um ambiente propício às eleições livres, equitativas e credíveis", lê-se na mesma mensagem.
O Sudão do Sul mergulhou-se numa guerra civil, apenas dois anos após a sua independência do Sudão, em 2011, e, desde então, não conheceu nenhuma paz.
-0- PANA MA/BAI/JSG/SOC/DIM/DD 10julho2022