Brazzaville, Congo (PANA) – Os Estados Unidos estão dispostos a acompanhar a República do Congo na diversificação da sua economia, anunciou quarta-feira em Brazzaville o embaixador americano neste país, Todd P. Haskell.
No termo duma audiência que lhe concedeu o Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, as duas personalidades evocaram questões ligadas à cooperação bilateral, nomeadamente a possibilidade de se desenvolverem as relações comerciais entre os dois países.
Haskell desejou que as empresas americanas investissem em massa no Congo e os poderes públicos se comprometam a alargar a base económica, desenvolvendo os setores da agricultura, da indústria, do turismo e das infraestruturas.
Segundo o embaixador americano, o Congo poderá beneficiar dum apoio dos Estados Unidos no quadro do African Growth Oportunities Act (Agoa), uma lei americana sobre o crescimento e a oportunidades de desenvolvimento em África.
Lançada em 2000, a Agoa permite aos países africanos beneficiarem de isenções fiscais na exportação de alguns produtos para os Estados Unidos.
-0- PANA MB/IS/SOC/MAR/DD 19junho2019