Agência Panafricana de Notícias

Empresário cabo-verdiano defende maior presença do privado nas relações com Angola

Praia, Cabo Verde (PANA) - As relações económicas entre Cabo Verde e Angola devem passar por “uma forte presença” de investimentos privados nos dois países, defendeu quinta-feira, na cidade da Praia, o empresário cabo-verdiano Jorge Spencer Lima, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS).

Jorge Spencer Lima disse esperar que os empresários que acompanham o primeiro-ministro José Maria Neves, na sua deslocação a Angola, na próxima semana, sejam capazes de tirar proveito desta “grande oportunidade” que está sendo dada com o objetivo de aumentar os investimentos diretos angolanos em Cabo Verde.

“Se repararmos bem, as relações económicas entre Cabo Verde e Angola neste momento acabam por ser todas institucionais. Deve-se ir mais além”, aconselhou.

O empresário recordou que, atualmente, os investimentos angolanos em Cabo Verde estão concentrados nos setores da banca, das telecomunicações e dos combustíveis, mas defendeu que “é preciso mais”, sobretudo a nível dos privados.

“Queremos que esta missão empresarial seja um passo importante na consolidação das relações económicas entre Cabo Verde e Angola”, sublinhou o presidente da CCISS, para quem Angola tem também um papel "extremamente importante” na canalização de investimentos para o arquipélago.

Para Jorge Spencer Lima, esta missão é um “exemplo caraterístico” do que deve ser a diplomacia económica e do quê que Cabo Verde deve fazer para que os negócios se façam.

Na visita que se inicia na próxima terça-feira, o chefe do Governo de Cabo Verde faz-se acompanhar de uma delegação de empresários, filiados nas Câmaras de Comércio de Barlavento e Sotavento, dos vários setores de atividades como banca, telecomunicações, turismo, construção civil, agricultura, energia e prestação de serviço, entre outros.

-0- PANA CS/IZ 30maio2014