Agência Panafricana de Notícias

Duas crianças malianas em três são economicamente ativas

Bamako, Mali (PANA) – Pelo menos duas crianças em três com idades compreendidas entre os cinco e os 17 anos são economicamente ativas no Mali, revelam os resultados dum inquérito nacional divulgado quinta-feira em Bamako.

O estudo foi apresentado pelo Ministério maliano da Administração Territorial e Coletividades Locais por ocasião do Dia da Criança Africana, celebrado anualmente a 16 de junho no continente.

Segundo os mesmos dados, um inquérito realizado em 2008 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) demonstrou que o país possuía 34 mil 960 crianças em situação de vulnerabilidade devido à extrema fragilidade dos sistemas de promoção e de proteção dos direitos da criança.

O ambiente protetor da criança na sua globalidade continua confrontado com vários desafios, nomeadamente o fraco acesso aos serviços sociais básicos tais como a saúde, a nutrição e a escolarização bem como a reinserção socioprofissional.

O estudo ressalta igualmente o fraco nível de mobilização dos recursos públicos para a proteção e a garantia das necessidades dos petizes, ou seja 0,42 porcento do orçamento nacional.

A decisão de instituir o Dia da Criança Africana foi tomada durante a 26ª cimeira da Organização de Unidade Africana (OUA) em memória do massacre de crianças, pela Polícia, a 16 de junho de 1976 em Soweto, na África do Sul.

-0- PANA GT/AAS/FK/IZ 16junho2011