Dois novos casos de covid-19 em Angola
Luanda, Angola (PANA) – Dois novos casos de transmissão local aumentaram para 52 o total de infeções do novo coronavírus (covid-19), em Angola, dos quais 32 ativos, anunciou esta terça-feira, em Luanda, o Ministério da Saúde.
Trata-se de um cidadão angolano de 40 anos e outro da Guiné-Conakry, de 29 anos, ambos moradores do bairro Hoji-Ya-Henda, em Luanda, precisou o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.
Na habitual conferência de imprensa sobre a covid-19, no país, o governante explicou que os dois indivíduos estavam em quarentena institucional, na sequência do rastreio dos contactos do conhecido “Caso 31”, referente a um dos pacientes em tratamento.
Deste modo, completou, o país passa a ter 52 casos positivos confirmados, três óbitos, 17 recuperados e 32 pacientes em tratamento, todos eles “clinicamente estáveis” e internados em unidades sanitárias de Luanda.
Os novos dados aumentam para 25 os casos de transmissão local, sendo os restantes importados essencialmente de Portugal e de outros países europeus, como França e Itália, e envolvendo maioritariamente cidadãos nacionais.
Entre os casos de contágio local inclui-se o último óbito do cidadão de 82 anos, anunciado na véspera, embora este continue ainda sob investigação para se determinar definitivamente a sua natureza epidemiológica, entre “transmissão local ou o primeiro caso comunitário”, disse Mufinda, referindo-se ao ancião que perdeu a vida esta semana.
Os dois novos casos juntam-se aos cinco registados anteriormente no mesmo bairro Hoji-Ya-Henda, como contactos directos do “Caso 31”, de um comerciante conakry-guineense residente, em Luanda.
O cidadão da Guiné-Conakry regressou de Portugal, a 17 de março passado, num voo da transportadora nacional TAAG, e o seu teste positivo à covid-19 obrigou as autoridades sanitárias a impor uma cerca sanitária ao bairro Hoji-Ya-Henda, igualmente seu local de residência, onde foram colhidas três mil 335 amostras que aguardam resultados.
Os primeiros dois casos positivos da covid-19, em Angola, foram anunciados a 21 de maio de 2020 e, desde então, já foram colhidas seis mil 693 amostras, cujos resultados foram os 52 positivos já divulgados e seis mil 212 negativos, estando as restantes 429 ainda em processamento, confirmou Mufinda.
Neste momento, concluiu, 1.055 pessoas estão em quarentena institucional, em todo o país, e 1.076 outras sob investigação.
-0- PANA IZ 20maio2020