Agência Panafricana de Notícias

Cresce apoio à candidatura de África a assentos permanentes no Conselho de Segurança

Lusaka, Zâmbia (PANA) - Muitos países já manifestaram o seu interesse por apoiar África na sessão deste ano da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para a sua candidatura a dois assentos permanentes no Conselho de Segurança deste organismo mundial.

De acordo com o representante permanente da Zâmbia junto das Nações Unidas, Mwaba Kasese Bota, 54 dos 128 países não africanos exigidos na ONU apoiam a candidatura de África a dois assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU.

Bota falava quinta-feira em Livingstone, a capital turística da Zâmbia, nas vésperas da cimeira do Comité dos 10 (C10) da União Africano (UA), a realizar-se sábado, para analisar a agenda de África sobre as reformas da ONU, especialmente no que diz respeito ao Conselho de Segurança.

A cimeira é precedida duma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros do C10 a ser copresidida, esta sexta-feira, pelos chefes de diplomacia da Zâmbia, Harry Kalaba, e da Serra Leoa, Samura Kamara.

O Comité dos 10 (C10) foi criado na cimeira de Ezwilini, na Suazilândia, integrando dois países de cada região africana e cuja missão é influenciar os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU a apoiar a posição de África.

-0- PANA MM/VAO/MTA/TBM/DIM/IZ 08maio2015