Agência Panafricana de Notícias

Congo lança campanha nacional para erradicar drepanocitose

Brazzaville, Congo (PANA) – Uma campanha nacional de sensibilização e despistagem da drepanocitose, que afeta em cada ano, dois porcento das crianças que nascem neste país, acaba de ser lançada em Ponta Negra, no sul do país, anunciou este sábado um comunicado oficial.

Lançada pela presidente da Fundação Congo Assistência, Antoinette Sassou Nguesso, esposa do chefe de Estado, Denis Sassou NGuesso, a operação vai decorrer durante várias semanas sob o lema « Despistagem Neonatal da Drepanocitose.

Trata-se de sensibilizar e informar as populações sobre a drepanocitose, a despistagem precoce para os recém-nascidos e as mulheres grávidas nos centros de saúde, a imunização contra o pneumococo que permite limitar os riscos de infeção desta doença.

Por outro lado, no quadro da vacinação contra o pneumococo, os doentes receberão gratuitamente o ácido fólico para a reconstrução do sangue destruído por esta patologia.

A esposa do chefe de Estado congolês instou a população a fazer a despistagem e observar as outras medidas de prevenção desta doença.

No Congo, quase « 25 porcento das pessoas são heterozigotos ou portadoras sãs e dois porcento das crianças nascem anualmente com a drepanocitose », sublinhou a Primeira Dama do Congo.

Estas pessoas heterozigotas podem transmitir a doença à sua descendência sem elas próprias estarem doentes.

Esta campanha de sensibilização à drepanocitose é organizada seis dias após o Dia Internacional e Sensibilização sobre a doença.

-0- PANA MB/JSG/FK/DD 27junho2015