Agência Panafricana de Notícias

Conferência ministerial de vizinhos da Líbia arranca no Egito

Tripoli, Líbia (PANA) - Os trabalhos da quarta conferência ministerial dos seis países vizinhos da Líbia (Argélia, Egito, Níger, Sudão, Tchad e Tunísia) consagrada à situação na Líbia e às suas repercussões na região começaram segunda-feira no Cairo (Egito).

Participam no encontro os ministros dos Negócios Estrangeiros dos seis países e da Líbia bem como representantes do Níger e o secretário-geral da Liga dos Estados Árabes (LEA), Nabil Al-Arab; o emissário da União Africana (UA) na Líbia, Delieta Mohamed Dileita, e o emissário especial da LEA, Nasr Al-Koudwa.

A reunião visa fazer o acompanhamento das reuniões anteriores e estudar os meios de ajudar coletivamente a Líbia durante a próxima fase.

O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Abdelaziz, revelou que a reunião discutirá sobre a situação geral prevalecente na Líbia do ponto de vista político e de segurança e avaliará os resultados dos três encontros antecedentes.

Os países vizinhos desempenham um papel determinante na resolução da crise líbia, afirmou Abdelaziz numa declaração à imprensa, acrescentando que estes países insistem na restauração da estabilidade da Líbia.

O programa da conferência, que será à porta fechada, compreende um discurso do ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Sameh Chokri, durante a sessão de abertura.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 25ago2014