Agência Panafricana de Notícias

Comissão Eleitoral do Níger empossada sem representantes da oposição

Niamey, Níger (PANA) - Os membros da Comissão Eleitoral Nacional Independente do Níger (CENI) tomaram posse, terça-feira, no Tribunal Constitucional, na ausência de três representantes da oposição que se recusam a reconhecer o novo Código Eleitoral.

Lembre-se que os partidos políticos da oposição consideram que o novo Código Eleitoral foi "preparado ao gosto do regime" e que eles (oposição) foram descartados do seu processo de elaboração e adoção.

"A única justificação para esta maneira de agir reside na busca de uma fórmula de legalização de um hold-up eleitoral, consagrando a candidatura de Issoufou Mahamadou ou seu delfim", alega a oposição.

Por seu turno, CENI prometeu assumir plenamente a sua missão, sabendo que "como qualquer obra humana, haverá muitas dificuldades para passar antes de chegar ao fim".

"Gostaríamos que as pessoas acreditassem em nós, nos dêem uma chance de lhes mostrar o que sabemos fazer e que devemos fazer ", assegurou o presidente da CENI, Issaka Sounna.

Sounna convidou todos os Nigerinos a juntarem-se à ação da CENI para "a construção duma República do nosso sonho e uma democracia em movimento ".

A CENI conta 13 membros cuja missão é preparar e organizar eleições gerais (presidenciais, legislativas) e locais em todo o território nacional.

-0- PANA SA/DIM/IZ 14nov2017