Agência Panafricana de Notícias

Comissão Anti-Corrupção defende anulação de recrutamento na Polícia queniana

Nairobi, Quénia (PANA) – A Comissão de Ética e Anti-Corrupção (EACC) lançou um apelo para a anulação do concurso de recrutamento da Polícia em 12 centros manchado por irregularidades, incluindo pela corrupção.

A vice-presidente da EACC, Esther Keino, afirmou esta sexta-feira, que em vez da anulação de todo o concurso como exigido por alguns parlamentares e outros líderes, esta anulação deveria ser reduzida para as zonas onde houve corrupção massiva.

A Comissão dos Serviços da Polícia Nacional concorda igualmente que o concurso deve ser retomado nos locais onde ele não foi « livre e justo », em vez de afetar todo o concurso e de proceder a novos recrutamentos.

Esther Keino declarou ao Comité Parlamentar sobre a Administração e Segurança Nacional que a Comissão está de acordo que o concurso não foi livre e justo em 12 centros, nos quais ele defende a anulação e a retomada, indicando que seria injusto retomar o concurso onde ele foi perfeito.

Há várias queixas em diferentes partes do país, declarando que o exercício foi manchado por nepotismo, favoritismo aberto e corrupão.

No termo do concurso, que visa o reforço da Polícia queniana na sequência do recrudescimento dos ataques terroristas por criminosos supostos membros do grupo terrorista Al-Shabaab instalado na Somália, 10 mil homens e mulheres foram contratados.

-0- PANA DJ/VAO/MTA/IS/FK/TON 08agosto20140