Agência Panafricana de Notícias

Cimeira árabe exige resolução rápida da crise na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Os dirigentes árabes sublinharam a necessidade de garantir rapidamente a segurança e a estabilidade política na Líbia através duma reconciliação nacional baseada no acordo político de Skhirat, preservando a integridade nacional e coesão social do país.

No termo da 28ª cimeira ordinária da Liga dos Estados Árabes (LEA) organizada em Aman, na Jordânia, os dirigentes árabes reafirmaram o seu apoio aos esforços dos países vizinhos da Líbia para alcançar esta reconciliação, em particular a iniciativa trilateral por um diálogo interlíbio patrocinado pelas Nações Unidas.

Através da Declaração de Aman divulgada no termo da cimeira, quarta-feira, eles reiteraram o seu apoio às instituições líbias e ao Quarteto do diálogo organizado pela LEA com a participação da União Europeia (UE), da União Africana (UA) e das Nações Unidas para apoiar um acordo e pôr termo à crise líbia.

O presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional, Fayez al-Sarraj, participou nesta 28ª sessão da cimeira da Líga Árabe em Aman.

-0- PANA BY/TBM/SOC/MAR/IZ 30março2017