Agência Panafricana de Notícias

China aumenta bolsas de estudo concedidas ao Congo

Brazzaville- Congo (PANA) -- O ministro chinês da Educação Nacional, Yuan Guiren, anunciou segunda-feira em Brazzaville que o seu país iria aumentar, nos próximos anos, o número de bolsas de de estudo concedidas ao Congo.
"Vamos aumentar o número dos bolseiros congoleses na China", declarou o governante chinês no termo dum encontro com o seu homólogo congolês, Ange Antoine Abena.
O encontro entre os dois governantes permitiu abordar, entre outros, o apoio da China no domínio da formação de quadros congoleses de manutenção dos equipamentos elétricos, a criação duma estrutura de formação dos estudantes congoleses em língua chinesa e o reforço das relações entre os dois países no setor do ensino superior.
A cooperação sino-congolesa no domínio da educação permitiu a construção duma biblioteca universitária em Brazzaville e a concessão de bolsas aos estudantes congoleses dos quais 35 em 2010.
Os dois ministros assumiram, igualmente, compromissos mútuos para reforçar e enriquecer a cooperação universitária entre os dois países.
O ministro chinês da Educação veio a Brazzaville para representar o seu país nas celebrações, domingo último, do cinquentenário da independência do Congo.