Agência Panafricana de Notícias

Chefe de rebeldes ugandês do LRA localizado pela ONU na República Centro-Africana

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Um comunicado da Missão da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Estabilização da RD Congo (MONUSCO), divulgado sexta-feira em Kinshasa, assinala a presença na República Centro-Africana do chefe dos rebeldes ugandeses do Exército de Resistência do Senhor (LRA), Joseph Koni, ao passo que os seus dois adjuntos teriam ficado no território congolês com uma forte mobilidade.

O LRA tomou frequentemente por alvos dos seus atos de violência igrejas, escolas e mercados, tendo massacrado mais de 850 civis congoleses durante o período das festas de Natal em 2008 e pelo menos 345 outras na região de Makombo, no norte do país.

O movimento é considerado como uma das guerrilhas mais brutais no mundo e Koni é procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Entrou em atividade em 1988 no norte do Uganda, antes de estender as suas ações ao extremo nordeste da República Democrática do Congo (RDC), na Província Oriental há cerca de 10 anos, e depois em 2008 à República Centro-Africana e ao Sudão Sul.

-0- PANA LAPS/JSG/MAR/IZ 10Dez2010