Agência Panafricana de Notícias

Mais de 140 jovens renunciam à delinquência para venderem peixe em Luanda

Luanda, Angola (PANA) - Centro e quarenta e sete jovens deixaram o mundo da delinquência e apostam na comercialização de peixes, como vendedores e escamadores, no mercado da Mabunda, em Luanda, soube a PANA de fonte oficial.

Eles vêem neste trabalho que fazem uma fonte de renda, informou, terça-feira o administrador do mercado de Mabunda, Jeremias Lucas.

Numa declaração à imprensa, ele disse que estes  jovens, tidos outrora como delinquentes, hoje trabalham honestamente, a fim de garantirem o sustento para suas respetivas famílias.

O administrador anunciou a criação de uma comissão que apoia estes jovens que trabalham no mercado, cujo coordenador adjunto recebe um subsídio para estas funções.

"Desde que os jovens enveredaram pelo comércio do peixe, a criminalidade já não se faz sentir, a polícia tem feito o seu trabalho para manter a ordem e segurança da praça", explicou

Porém, reclamou do saneamento básico, que “é ainda um problema que tem preocupado a administração do mercado.” 

Grantiu no entanto que já está a se ver forma de dar solução a esta problemática.   

Quanto a época chuvosa, que já vai voltar, realçou que a comissão está preparada e que já se fez um  investimento em meios como motobombas.

Também mencionou, nesta senda, a contratação de uma empresa para fazer a sucção das águas. 

"Colocamos murros em pontos estratégicos, e foram abertas valas em dois pontos que acumulam muita água", assegurou Jeremias Lucas.

-9- PANA JA/DD 18setembro2024