Genebra, Suíça (PANA) - Os casos da covid-19 duplicaram, nas últimas seis semanas, para mais de 12,8 milhões, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a pedir mais liderança e solidariedade coletiva entre os Estados.
"Em todos os lados, os testes estão a ser levados ao limite", disse o diretor da instituição especializada das Nações Unidas, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressalvando, contudo, que "ainda há muito trabalho por fazer".
"Nos países onde o crescimento do vírus é exponencial, ou naqueles que estão a atenuar as restrições e que começam agora a ver aumentar os casos, precisamos de liderança, participação comunitária e solidariedade colectiva. Só uma acção agressiva combinada com a unidade nacional e a solidariedade mundial pode inverter esta pandemia", disse Tedros.
A OMS lembra que muitos exemplos em todo o Mundo demonstraram que mesmo que a epidemia seja muito intensa, "ela pode sempre ser controlada", apontando como exemplos Itália, Espanha e Coreia do Sul e mesmo Dharavi, uma área densamente povoada na megalópole de Mumbai (Índia).
"Uma forte ênfase no envolvimento da comunidade e as bases do teste, rastreio, isolamento e tratamento de todos aqueles que estão doentes é a chave para quebrar as cadeias de transmissão e suprimir o vírus", concluiu.
-0- PANA AR/NFB/IS/DIM/IZ 12julho2020