Canadá contribui com mais de $ 1,6 mil milhões para projetos sociais no Mali
Bamako, Mali (PANA) – O Canadá dará uma contribuição adicional de 78,9 milhões de dólares americanos ao Mali, como ajuda ao desenvolvimento, para projetos relacionados com a paz, estabilidade, justiça e de reforço do lugar das mulheres na sociedade, anunciou o ministro canadiano dos Negócios Estrangeiros, François Philippe Champagne.
De visita desde quarta-feira última a Bamako, Champanhe deu esta informação no termo de uma audiência que lhe concedeu, quinta-feira última, pelo Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita.
O encontro versou sobre implicações da segurança, da estabilidade e da prosperidade, bem como de infraestruturas, da ajuda ao desenvolvimento e do comércio.
"Um vez estalecidas a segurança e a estabilidades, pode falar-se do desenvolvimento económica, da diplomacia cultural, da Francofonia, dos laços que existem entre os dois países, de grandes desafios como a nutrição”, declarou o chefe da diplomacia canadiana.
Champagne disse ter escolhido o Mali para a sua primeira visita a África, com o objetivo de “exprimir ao povo e aos jovens malianos o apoio do Canadá na sua busca para a justiça, estabilidade, segurança e prosperidade.”
Desde 2000, o Canadá contribuiu com cerca de mil milhão e 600 milhões de dólares americanos, para projetos de assistência social ao Mali.
De 2017 a 2018, a sua contribuição estimou-se em 136 milhões de dólares americanos, de acordo com o diplomata.
Além disso, o Canadá dá também uma contribuição à Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), através do desdobramento duma equipa especializada em evacuações aero-médicas por um ano, terminado em agosto último, e o desdobramento de polícias e de membros das Forças Canadianas no seu desta instituição.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 24jan2020