Praia, Cabo Verde (PANA) – A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) de Cabo Verde suspendeu as atividades de três estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde públicos e privados na ilha de Santiago, depois de constatar “situações de risco” para a saúde pública.
Segundo uma publicação no site da ERIS, esta instituição pública responsável pela regulação do setor da saúde, foi realizado, entre julho e setembro deste ano, um total de 33 ações de inspeção.
As inspeções decorreram em estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde classificados como Hospitais e Centros de Saúde, Clínicas e Policlínicas, Consultórios Médicos, de Fisioterapia e de Estomatologia, Laboratórios de Análises Clínicas, Centros Médicos e Centros de Reabilitação, sediados nos concelhos da Praia, Santa Catarina, São Lourenço dos Órgãos e São Salvador do Mundo, na ilha de Santiago.
A realização das inspeções está enquadrada no plano anual de inspeção da ERIS, assim como nas fiscalizações conjuntas no contexto da prevenção da contaminação por SARS-CoV-2, acrescenta a fonte.
Em termos de não conformidades nos estabelecimentos cuja atividades foram suspensas, foi registada a ausência de procedimentos de higienização, a inexistência de espaços adequados para a lavagem, desinfeção e esterilização de materiais, estruturas físicas de acesso deficitárias, assim como a inexistência de um Plano de Contingência no âmbito da covid-19.
-0- PANA CS/IZ 14out2020