Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde confirma 45 novos casos positivos de covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde confirmou que 45 dos 196 testes de covid-19 efetuados aos trabalhadores sob quarentena, no Hotel Riu Karamboa, na ilha da Boa Vista, foram positivos,  passando o país a ter agora 56 casos no total.

De acordo com uma nota do Ministério da Saúde e Segurança Social, divulgada quarta-feira, os testes foram realizados no Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia.

Do total de amostras analisadas, 147 tiveram resultados negativos, ao passo que quatro se encontram ainda pendentes, acrescenta a nota.

De acordo com o mesmo documento, todas as pessoas que tiveram diagnóstico positivo estão em isolamento e serão acompanhadas pela equipa médica local "que será reforçada”.

“Nenhum dos doentes diagnosticados com covid-19 inspira, de momento, qualquer cuidado especial", tranquiliza o comunicado, reforçando que, neste momento, estão a ser identificados os contactos desses novos doentes por vigilância ativa e despistagem da doença.

Os casos testados positivos foram diagnosticados em pessoas que estavam em quarentena no Riu Karamboa e que, no passado domingo, 12, abandonaram a unidade hoteleira sem que, na altura, tivessem apresentado sintomas da doença.

Apesar dessa ausência de sintomas, eles assumiram o compromisso de continuarem em quarentena nas suas residências, até terem conhecimento dos resultados das análises de despistagem de covid-19.

Na conferência de imprensa realizada na altura,  o diretor nacional de Saúde, Artur Correia,  aproveitou para apelar e chamar a atenção das pessoas saídas da quarentena, na Boa Vista, porque tinha informações de que estaria a acontecer uma desobediência do confinamento domiciliário.

Artur Correia alertou também "para a importância da vigilância" e para a necessidade de a sociedade cabo-verdiana estar consciente de que está "a travar uma luta contra um inimigo invisível.

Explicou que 80 por cento dos casos são situações que não precisam de nenhum cuidado médico, sem sintomas ou com sintomas ligeiros "que nem mesmo as pessoas portadoras dão conta", mas  que podem transmitir a doença a outras pessoas.

A agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress) indicou terça-feira que alguns trabalhadores que estavam em isolamento profiláctico naquela hoteleira não estavam a cumprir à risca a medida de quarentena domiciliária conforme o compromisso assumido à saída do Hotel, no último domingo.

Entre as orientações médicas constam, nomeadamente, a de se isolarem dos restantes membros da família e não saírem de casa até se saber o resultado das análises de sangue recolhidas para testes da covid-19, "para não colocar em risco a saúde de outras pessoas".

Na segunda-feira, alguns desses trabalhadores concentraram-se junto ao local onde a Proteção Civil se encontra instalada, pedindo para sair da Boa Vista para as suas ilhas de origem.

Do novo total de 56 pessoas testadas positivas à covid-19, em Cabo Verde, 52 estão na ilha da Boa Vista, três na Cidade da Praia e um na ilha de São Vicente.

Até ao momento registou-se uma morte associada à pandemia da covid-19, um turista inglês de 62 anos, hóspede do Hotel Karamboa e que foi o primeiro doente diagnosticado, em Cabo Verde.

-0- PANA CS/IZ 15abril2020