Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO congratula-se com acordo de paz inter-maliano obtido em Argel

Abidjan, Cote d'Ivoire (PANA) - A Comissão de Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) acolheu terça-feira, com muito otimismo, o acordo de paz e de reconciliação alcançado a 1 de março de 2015 em Argel.

Numa declaração a que a PANA teve acesso, a Comissão da CEDEAO considera este acordo como fruto de vários meses de esforços abnegados e de um compromisso sincero de todas as partes nas negociações malianas.

A Comissão congratula-se por constatar que o mesmo convénio insiste na soberania do Mali, na sua integridade territorial bem como no carácter laico e republicano do Estado, em conformidade com as disposições da Constituição do país.

A CEDEAO exorta todas as partes envolvidas a procederem sem delongas à assinatura desse documento aproveitando esta oportunidade "para reafirmar a sua solidariedade infalível para com o povo maliano com o qual partilham as aspirações a favor da paz, do progresso e do desenvolvimento.

A organização sub-regional oeste-africana disse esperar pela a assinatura deste acordo vai promover o progresso no Mali.

Por outro lado, a CEDEAO expressa a sua profunda gratidão ao presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, ao seu governo, bem como ao povo argelino pelo "seu compromisso constante e sua dedicação ao processo de paz maliano".

A declaração, assinada pelo presidente da Comissão, Kadré Ouedraogo, felicitou ao mesmo tempo todas as partes envolvidas que contribuíram para esta conquista importante na marcha em direção à paz no Mali.

-0-PANA SSB/BEH/DIM/DD 04março2015