Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso solicita ajuda internacional devido a inundações

Ouagadougou- Burkina Faso (PANA) -- O Governo burkinabe lançou quinta- feira um apelo à ajuda nacional e internacional depois das chuvas diluvianas em Ouagadougou, a capital, e outras localidades do país, causando vários mortos e numerosos danos materiais, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado transmitido esta quinta-feira à PANA, a ministra da Acção Social e Solidariedade Nacional, Pascaline Tamini, lança um apelo à solidariedade nacional e internacional "para uma assistência de emergência, com vista a fazer face a esta situação dolorosa e empreender acções de reabilitação adequadas".
Terça-feira passada, fortes chuvas abateram-se sobre Ouagadougou e nos seus arredores, com um nível de pluviometria de 263 milímetros de água.
A intempérie causou importantes danos materiais, ocasionando o realojamento, no mesmo dia, de 110 mil sinistrados em sítios de acolhimento de emergência na maioria dos distritos da capital burkinabe.
Segundo um membro do comité de crise instaurado pelo Governo, Dramane Compaoré, o balanço humano das inundações estima-se em sete mortos.
Segundo Tamini, o Governo tomou "acções vigorosas para enviar socorros de emergência aos sinistrados que precisam de bens de primeira necessidade".
"Medidas de acompanhamento para a evacuação das águas foram tomadas para um saneamento rápido das zonas sinistradas e o seu acompanhamento sanitário", sublinhou o comunicado.
Além disso, os serviços e empresas começaram a avaliar as perdas financeiras registadas depois destas inundações.
O presidente da associação dos vendedores de viaturas ocasião da província do Kadiogo, Ablassé Kabré, declarou que ele e os vendedores registaram mais de 25 milhões de francos CFA (um dólar americano equivale a cerca de 500 francos CFA) de perdas, enquanto os responsáveis do Centro Nacional de Referência para a Luta contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV estimam as suas perdas em mais de dois biliões de francos CFA.