Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso promete justiça a mártires do golpe de Estado frustrado

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O primeiro-ministro burkinabe, Paul Kaba Thiéba, garantiu que tudo será feito para fazer justiça às vítimas do golpe de Estado frustrado de 16 de setembro de 2015, no país, que fez 15 mortos.

« O Burkina Faso tem, para com estas vítimas e suas famílias, uma dívida de sangue que obriga a nossa Justiça a situar as responsabilidades e aplicar a lei com todo o seu rigor contra aqueles cuja culpabilidade venha a ser confirmada », declarou Thièba, sexta-feira, por ocasião do primeiro aniversário deste golpe de Estado.

Ele exprimiu a solidariedade do seu Governo para com as famílias enlutadas nessa "bárbara e indigna tentativa de golpe de Estado" e reafirmou as suas profundas condolências aos próximos.

A 16 de setembro de 2015, soldados próximos do ex-Presidente Blaise Compaoré perpetraram um golpe de Estado, antes de serem postos em debandada alguns dias por uma resistência popular.

« A todos os atores desta resistência vitoriosa, animados pelo imperioso respeito pela vontade do povo, pela democracia e pelos valores republicanos, o Governo reafirma a sua dedicação a estes ideiais e o seu compromisso de trabalhar para um enraizar definitivo e inalterável destes valores », defendeu o primeiro-ministro burkinabe.

-0- PANA NDT/TBM/FK/IZ 15set2016