Agência Panafricana de Notícias

Benin acolhe reunião de peritos da zona de comércio livre africana

Cotonou, Benin (PANA) – Uma reunião de peritos da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), realizar-se-á a 25 de junho corrente, em Cotonou, sob a égide da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA), soube-se junto de organizadores do evento.

Sob o lema "O impacto do Potencial Alargamento da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e da Zona de Livre Comércio Continental Africana”, a reunião visa aprofundar a reflexão sobre as potenciais implicações económicas e socioeconómicas do alargamento da CEDEAO, decorrente da adesão de Marrocos, da Tunísia e da Mauritânia.

Trata-se especificamente de examinar essencialmente o impacto económico, nomeadamente em termos de fluxos comerciais, de receitas públicas sobre o bem-estar da população, e identificar e discutir sobre os principais desafios e impactos para a CEDEAO e os países candidatos à adesão.

Os peritos examinarão igualmente as potenciais implicações deste alargamento da CEDEAO no quadro da implementação da ZCLCA para enriquecer os resultados preliminares do projeto de relatório proposto pela CEA.

Eles formularão recomendações para um alargamento socioenomicamente vantajoso para as diferentes partes e, sobretudo, para a efetividade da ZCLCA.

-0- PANA IT/TBM/IBA/FK/DD 18junho2018