Agência Panafricana de Notícias

Bélgica desembolsa 60 milhões de euros para economia e saúde sexual no Benin

Cotonou, Benin (PANA) – A Bélgica vai desembolsar 60 milhões de euros (mais de 39 biliões de francos CFA), para apoiar o Benin nos domínios da economia e da saúde sexual e reprodutiva, soube a PANA sábado de fontes oficiais em Cotonou.

Este apoio, que se inscreve no quadro de uma convenção específica para a execução do Programa Indicativo de Cooperação no período de 2019 a 2023, envolve a saúde sexual e reprodutiva, o setor portuário, as cadeias de valores acrescentados e as empresas agrícolas.

Para as autoridades belgas, existem pontos de convergência entre o programa de ações do Governo do Benin e as prioridades de desenvolvimento do lado belga.

Trata-se, nomeadamente, da economia e do empresariado a nível local, através do desenvolvimento do setor ananás com muitas potencialidades, da competitividade do porto de Cotonou, que já beneficia da perícia do Porto de Antuérpia, da saúde reprodutiva e do direito sexual.

A convenção específica relativa a este financiamento foi assinada durante a visita ao Benin, esta semana, do vice-primeiro-ministro e ministro da Cooperação para o Desenvolvimento do Reino da Bélgica, Alexander de Croo.

-0- PANA IT/JSG/SOC/FK/IZ 2dez2018