Agência Panafricana de Notícias

Bélgica condena ataques contra Missão da ONU na RD Congo

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, condenou “com firmeza” os ataques perpetrados a 4 de maio corrente contra um helicóptero da Missão das Nações Unidas para a Estabilização na RD Congo (MONUSCO) e a 5 do mesmo mês contra um cortejo da MONUSCO que transportava unidades tanzanianas.

Este último ataque fez dois mortos e vários feridos no Grande Norte da República Democrática do Congo (RDC).

Num comunicado publicado quarta-feira, em Bruxelas, o chefe da diplomacia belga sublinha que esses ataques demonstram a insegurança que continua a prevalecer naquela parte da RDC.

Lembrou que o Conselho de Segurança, na sua resolução 2211 de 28 de março, sublinhou a importância dum apoio acrescido da MONUSCO ao Governo congolês, para lhe permitir fazer face aos problemas de segurança e alargar a autoridade do Estado em todo o território congolês, como indicado no parágrafo 5 do Acordo-Quadro de Addis Abeba.

O governante belga apresentou as suas condolências às famílias dos finados, aos seus companheiros de tropa e a todo o povo tanzaniano "que está a pagar um pesado tributo pela sua participação na força de manutenção da ONU na RDC".

-0- PANA AK/BEH/FK/IZ 07maio2015