Agência Panafricana de Notícias

Banco nigeriano interessado pelo mercado internacional

Lagos, Nigéria (PANA) - Uma das principais instituições financeiras da Nigéria, Access Bank Plc, pediu ao Banco Central da Nigéria (CBN) para lhe emitir uma licença bancária internacional conforme ao novo regime bancário ai entrar em vigor este ano, indicou o referido estabelecimento num comunicado transmitido à PANA em Lagos.

"Ao tomar esta decisão, consideramos as preocupações internacionais e nacionais crescentes relativas à regulamentação dos bancos universais e achamos prudente sermos protegidos contra problemas que forem surgindo neste tipo de bancos no futuro", sublinha o comunicado.

O novo sistema bancário exigea dos 24 bancos comerciais que operam no país que abandonem operações não-bancárias para se concentrar nas atividades estritamente bancárias.

Os bancos podem escolher operar enquanto entidades regionais, nacionais, internacionais ou especializadas nas atividades tais como o empréstimo-alojamento, o micro-crédito e o sistema bancário islâmico.

Conforme ao pedido do Banco Central, Access Bank comprometeu-se a retirar-se totalmente das suas duas filiais não-bancárias, nomeadamente United Securities Ltd e Access Securities and Investment Ltd , e integrar as atividades da sua filial Mortgage Banking Subsidiary Access Homes and Mortgages na sia região dos Serviços bancários de retalho.

De acordo com o comunicado, o fundo dos acionistas do Banco de 179 biliões de nairas (mais de um milhão 176 mil dólares americanos) exceda largamento os 50 biliões de nairas (mais de 328 milhões de dólares americanos) necessários para obter a licença bancária internacional.

O banco anunciou igualmente ter preenchido os requisitos de adoção das novas normas internacionais sobre os mapas financeiros (IFRS) antes da data limite regulamentar de janeiro de 2012.

-0- PANA SB/SEG/FJG/JSG/IBA/CJB/DD 31jan2011