Banco maliano realiza lucros de 15 biliões de francos CFA
Bamako, Mali (PANA) - O Banco de Desenvolvimento do Mali (BDM-SA), um dos maiores bancos comerciais do país, obteve um lucro de mais de 15 biliões de francos CFA, em 2018, pela primeira vez na história da banca maliana (um dólar americano equivale a 580 francos CFA).
Este foi avançado segunda-feira no termo de uma reunião do Conselho de Administração do Banco, que apresentou um balanço total de mais de mil biliões de francos CFA, apesar da difícil situação de segurança prevalecente, no Mali.
Com um resultado operacional que atinge 111 por cento das previsões, ou 13,685 biliões de francos CFA, alcançado a 31 de dezembro de 2018 contra os 12,374 biliões esperados, o BDM-SA diz ter razões para continuar optimista.
Segundi o seu presidente do Conselho de Administração e ex-primeiro-ministro do Mali, Mohamed Ag Hamani, as escrituras contabilísticas ainda carregadas de passivos que remontam ao antigo BDM e ao antigo BMCD, dois antigos bancos que se tornaram BDM-SA, "devem desaparecer por meio do apuramento sem pôr em causa os processos judiciais contra os devedores".
A legibilidade dos balanços e quadros financeiros será melhorada e a cotação de títulos em bolsa será facilitada, declarou.
Ao assumir todos os desafios de uma organização moderna de última geração, Ahmed Mohamed Ag Hamani instou a administração geral da BDM-SA a solidificar os esforços na implementação das disposições de Basileia II e Basileia III para que a instituição cumpra as diretrizes regulatórias e prudenciais das normas internacionais de gestão bancária.
"A análise de impacto destas novas disposições sobre os fundamentos e métodos atuais do banco deve permitir identificar todas as medidas adequadas para fortalecer as bases económicas do BDM-SA no estrito cumprimento das normas em vigor", explicou.
O parceiro estratégico do BDM-SA é o Banco Marroquino do Comércio Exterior (BMCE) - Grupo Bank Of Africa (BOA).
-0- PANA GT/IS/IBA/CJB/IZ 30abril2019