Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial financia gestão do lixo doméstico em Marrocos

Rabat, Marrocos (PANA) – O Banco Mundial (BM) emprestou a Marrocos 100 milhões de euros para financiar um programa de gestão de resíduos sólidos, soube-se segunda-feira em Rabat de fonte oficial.

Trata-se do segundo empréstimo do género relativo ao setor do saneamento que cobre igualmente questões ligadas à boa governação, à sustentabilidade dos serviços e aos aspetos ambientais.

Com este programa nacional de gestão de resíduos, pretende-se aperfeiçoar a gestão do lixo doméstico até 2021.

O programa visa essencialmente o apoio aos concelhos urbanos para profissionalizar os seus serviços, o melhoramento do acesso ao serviço de recolha do lixo e o aumento da taxa de recolha no meio urbano para atingir 90 porcento em 2015, precisa a mesma fonte.

O empréstimo vai permitir reabilitar 300 depósitos de lixo construir novos depósitos controlados.

O acordo de empréstimo foi assinado, segunda-feira, em Rabat, pelo ministro marroquino da Economia e Finanças, Salaheddine Mezouar, e pelo diretor do Departamento do Banco Mundial para o Magrebe, Médio Oriente e África do Norte, Simon Gray.

Em Agosto de 2010, Marrocos beneficiou do Banco Mundial um empréstimo de 218 milhões de dólares para melhorar o acesso à água.

-0- PANA HBK/AAS/IBA/CJB/IZ 28fev2011