Agência Panafricana de Notícias

Banco Central da Nigéria revê política de pagamento sem numerário

Lagos, Nigéria (PANA) – O Banco Central da Nigéria (CBN) vai rever a sua política de pagamento sem numerário introduzida no início deste ano, para corrigir alguns pontos fracos descobertos durante a fase piloto lançada em Lagos, a capital económica, segundo um alto responsável da instituição citado sexta-feira pelo jornal privado Guardian.


Dipo Fatokun indicou que a fase piloto mostrou que esta política podia é executável.

"A política de pagamento sem numerário é uma situação mutuamente vantajosa para todos e queremos que até o setor público seja implicado no processo, pois esperamos introduzí-la nos outros Estados", disse.

Por sua vez, o conselheiro do governador do Estado de Lagos sobre os impostos, Abimdola Shodipo, disse que, apesar de esta política de pagamento sem numerário ser louvável, é preciso que o Banco Central supervisione eficientemente as atividades de vários bancos a fim de garantir que cidadãos inocentes não sejam estorquidos com encargos escondidos.

"A política de pagamento sem numerário é boa e deverá ajudar a Nigéria a atingir a sua visão 20:2020. Todavia, as instituições financeiras não devem ver esta política como uma oportunidade para conseguir dinheiro e trair os clientes. Ao tentar reduzir as comissões gerais, os clientes dos bancos são muitas vezes obrigados a suportar as suas comissões", acrescentou.

-0- PANA SB/SEG/NFB/JSG/CJB/IZ 15junho2012